Coronavirus
Home Office: dicas práticas para a adaptação ao trabalho remoto

A sua empresa adotou o trabalho remoto para parte da equipe? É importante ter em mente de que a nova medida demanda adaptação por parte de todos. Ainda que não tenha sido possível implantar a prática entre os seus funcionários, acredite: boa parte dos seus clientes deve estar enfrentando a nova realidade. Para ajudá-los em mais este desafio, elaboramos um material com dicas práticas e didáticas sugeridas por psicólogos, médicos e profissionais de recursos humanos. As peças podem ser baixadas nos links que se seguem, com o devido espaço para que possam acrescentar os logotipos dos seus empreendimentos antes de enviá-los. Fiquem à vontade para dividir via redes sociais, email, whatsapp. 

A seguir, o texto que consta dos materiais:

Os 10 mandamentos do home office

Home office não é férias. Para se adaptar à nova realidade, é importante estar atento a algumas regras simples, mas fundamentais para o bom andamento do trabalho

1. Mantenha a rotina normal

Durma e acorde nos horários habituais, tire o pijama, vista-se confortavelmente (não é preciso formalidades!) e faça as refeições como está acostumado. Quanto menos alterações no ritmo do dia a dia, mais fácil se habituar.

2. Estabeleça horários

Tão importante quanto ter hora para começar e acabar de trabalhar é ter pausas e intervalos. Tire alguns minutinhos para tomar um café, se alongar, mantenha o horário de almoço. E cumpra as 8 horas diárias de trabalho ou o que estiver combinado com a empresa.

3. Designe um espaço da casa para ser o escritório

Esqueça a cama, o sofá, a televisão constantemente ligada. É importante criar hábitos. Escolha um canto fixo com mesa, cadeira confortável, luz e o máximo de silêncio possível. Procure ter todas as coisas que precisa por perto.

4. Estabeleça metas e prioridades

Planeje o dia ou a semana com as tarefas mais importantes e estabeleça prioridades. Mais importante do que cumprir a jornada de trabalho em horas ou minutos precisos é terminar as entregas estipuladas para o período.

5. Evite distrações

Enquanto estiver trabalhando, procure estar 100% no trabalho (o mesmo vale para os momentos de relax). Não deixe a TV ligada e desligue as notificações do apps do celular (estabeleça momentos para consultá-los e fique de olho no tempo).

6. Entenda o seu ritmo. E tenha calma

É natural que a produtividade, pelo menos no primeiro momento, não seja a mesma. Cada um tem um tempo de adaptação. Mas cuide para não trabalhar de mais e nem de menos. Mais cedo ou mais tarde você vai encontrar o seu ritmo.

7. Combine momentos de comunicação com os colegas

É importante que todos mantenham a sensação de equipe e acompanhem o trabalho que vem sendo desenvolvido nas diferentes áreas. Apps e plataformas como Skype, Zoom e Whatsapp podem ajudar na comunicação.

8. Confie, delegue

É o chefe ou o líder? Esteja do lado dos funcionários neste momento. Ajude com o estabelecimento de prazos, prioridades e entregas. Não cobre ou fiscalize em excesso. Confie mais e aceite uma maior autonomia na equipe.

9. Mantenha a rotina da casa em funcionamento

Tem filhos em casa? Parentes? A necessidade de organização é ainda maior. Crie horários para todos e divida as tarefas domésticas para não haver sobrecarga para ninguém. E tenha paciência. Esta é uma situação nova para quase todo mundo.

10. Planeje as refeições

Para não perder muito tempo em preparos ou ser pego de surpresa com ingredientes em falta, tente pensar em um cardápio semanal e, se possível, reserve momentos para deixar prontas algumas refeições com antecedência.

Folder A4

Clique aqui para baixar

Galeria para as redes sociais

Clique aqui para baixar