No dia 9 de Agosto, às 18h30, o céu ganhou um brilho especial em Hortolândia e Mogi Mirim, no interior de São Paulo. Enormes canhões de luzes foram disparados rumo ao infinito para que as pessoas pudessem ver de suas casas e, assim, participar da comemoração “Pai, Uma Luz Que Inspira”, uma iniciativa do Grupo Flamboyant em seus cemitérios Parque Hortolândia e Colina dos Flamboyants. Até mesmo a tradicional Árvore da Homenagem mudou – este ano, os clientes enviaram as suas mensagens da segurança de suas casa, e também puderam participar de um culto e uma missa ao vivo, nas redes sociais.
O recurso às lives fez sucesso nas comemorações. No Metropolitano Cemitério Vertical, em São Vicente, São Paulo, a programação foi pensada da forma mais inclusiva possível, com talks de vertentes budistas, umbandistas, kardecistas e protestantes, além de missas tradicionais. Teve bate-papo com psicólogo e performance artística também. “Este ano a tradição deu lugar à inovação e a uma programação bem variada online; também disponibilizamos vídeos sobre o tema do evento, ‘Pai, minha inspiração’”, diz a diretora geral Roberta Nachif. O Colina dos Ipês, de Suzano, também em São Paulo, transmitiu um evento católico e um evangélico ao vivo.
No Paraná, o Parque das Allamandas (foto acima), de Londrina, preparou uma ação especial, com direito a cartões em todas as lápides e a produção de um vídeo (veja aqui). O local recebeu uma decoração especial com balões prateados e as palavras “pai”, “saudade”, “amor” e “paz” espalhadas pelo gramado. No Cemitério Parque Senhor do Bonfim, de São José dos Pinhais, o diferencial foi uma visita virtual ao terreno. Funcionava da seguinte maneira: os clientes entravam em contato, agendavam um horário e faziam a visita ao jazigo conduzidos por um funcionário. O percurso era filmado e depois enviado à família. “Tivemos grande aceitação, procura e até saímos na mídia”, diz o CEO Robson Posnik.