Dez de Setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, com ações que acontecem simultaneamente em vários cantos do planeta. No Brasil, as ações vão além de um único dia. Desde 2015, o tema deu origem à campanha Setembro Amarelo, uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria. Ela se estende por todo o mês com o objetivo de colocar o assunto em pauta, abrir espaço para debates e alertar a população sobre a importância da sua discussão.
Desde o último mês de Julho, escolhemos um tema especial para abordar ao longo de todo o mês, com o objetivo de valorizar e colocar na pauta do dia assuntos importantes, de ordem prática ou emocional. No mês de estreia das nossas campanhas temáticas, nos unimos à ALPAR para homenagear os profissionais do setor funeral que estão atuando na linha de frente da pandemia, através da ação #heroisfunerarios. Em agosto foi a vez de homenagear os pais. Agora é hora de nos juntarmos a esta causa que é ao mesmo tempo sensível e urgente: a prevenção do suicídio.
Nós, da Acembra e do Sincep, acreditamos que é uma responsabilidade de todos lutar contra este tabu. Enquanto monumentos e locais públicos se iluminam de amarelo para lançar os holofotes sobre a questão, nós trazemos o tema para o nosso dia a dia. Ao longo de todo o mês, abordaremos de maneira simples e didática conteúdos que nos farão refletir e encarar de frente. Afinal, falar de morte, como tantas vezes já dissemos, é falar de vida.