“2020 foi um ano intenso, duro e desafiador, que exigiu grandes manobras de todos nós. Adaptação foi a palavra-chave. Assistimos de camarote à privação dos rituais de despedida, à suspensão do luto, à indefinição de tantos processos, ao adiamento e ao cancelamento dos principais eventos do setor. Mas também foi um ano de transformação e de aprendizado. De superação e de entrega. De coragem e de determinação. Seguramente saímos dele mais fortes. Aqui, na Acembra e no Sincep, tivemos que nos valer da criatividade para reverter todas as previsões que nos indicavam resultados desanimadores. Encaramos. Seguimos. Hoje, com muito orgulho, olho para trás e vejo tantas entregas, que divido nesta newsletter com vocês. Da mesma forma, reconheço no presente um cenário alentador. Contrariando todas as expectativas, mudamos o rumo da nossa própria história e fechamos 2020 com caixa positivo e grandes ambições para 2021. Hoje posso dizer: estamos prontos para o próximo ano. Não tenho palavras para agradecer pela parceria e a proximidade de todos. Nunca o nosso lema fez tanto sentido: juntos, somos muito mais fortes. Que venha 2021!”

Gisela Adissi

CONQUISTAS E ENTREGAS ACEMBRA SINCEP 2020

Reforço dos canais digitais

Criamos um site de notícias que foi para o ar logo após o anúncio da pandemia pela OMS, no fim do mês de Março, reunindo, numa mesma plataforma, novidades, reportagens e todos os documentos oficiais de entidades brasileiras e internacionais sobre a pandemia, disponíveis para download imediato. Simultaneamente passamos a enviar uma newsletter completamente digital com os highlights de cada mês. Mantivemos a nossa comunicação diária nos grupos de Whatsapp e também intensificamos as nossas postagens nas redes sociais – apenas no Instagram, passamos de cerca de 300 para mais de 1.300 seguidores que compõem uma audiência direta e qualificada do setor. Um aumento de 350%!

O LAB passou a ser online!

Assim que a pandemia foi decretada, suspendemos os nossos cursos presenciais, que aconteciam na sede Acembra Sincep em São Paulo, e começamos a desenvolver uma plataforma para cursos 100% online. A estreia foi no dia 15 de Maio, com um miniseminário gratuito sobre vendas e atendimento em tempos de pandemia – um sucesso de público! De lá para cá, foram realizados 22 cursos, totalizando 90 horas de aula, e três seminários. Os temas, pertinentes e adaptados ao contexto da pandemia, percorreram as áreas da gestão de negócios, de pessoas e do luto; marketing e qualidade; vendas e orientação jurídica. Com a possibilidade de acesso dos quatro cantos do país sem a necessidade de deslocamento a São Paulo, fechamos o ano com 834 pessoas treinadas e um recorde: 53% de público feminino! Um total de 67% dos participantes ocupavam cargos de gerência e liderança, enquanto 33% eram do quadro operacional. O mais gratificante: 96% de satisfação na avaliação dos alunos!

LIVE Acembra Sincep = tradição de quarta-feira!

A necessidade de ampliar o debate, contextualizar a pandemia no cenário nacional e internacional e trazer para perto as principais referências do Brasil e do exterior fez nascer as nossas lives semanais no perfil @acembra_sincep no Instagram. Estreamos no dia 27 de Maio e fechamos o ano com 33 conversas com os maiores especialistas do setor! Resultado: quase 33 horas de conteúdo de qualidade gratuito, disponibilizadas no nosso feed e já assistidas mais de 7.000 vezes!

Materiais extras de apoio aos associados

Com o objetivo de orientar os nossos associados em relação às principais mudanças que ocorreram no setor ao longo do ano, elaboramos documentos com todo o respaldo técnico e jurídico pertinentes. O primeiro deles foi o Protocolo de Práticas Recomendadas a Cemitérios e Crematórios, lançado no dia 23 de Março e elaborado em conjunto com as práticas recomendadas por entidades como a o Ministério da Saúde, a Anvisa e os diferentes órgãos municipais e estaduais de saúde do Brasil; o Ministério de Assuntos Civis da República Popular da China; o CDC (Centers for Disease Control and Prevention), órgão oficial de saúde pública dos Estados Unidos; a NFDA (National Funeral Directors Association), também dos Estados Unidos; a AFDA (Australian Funeral Directors Association), da Austrália; a Abredif (Associação Brasileira de Empresas e Diretores do Setor Funerário); a ABT (Associação Brasileira de Tanatopraxistas e Tanatologia); e a OMS (Organização Mundial da Saúde), entre outras. Tão logo as medidas governamentais permitiram um retorno operacional, lançamos o nosso Guia Acembra Sincep de Orientação para a Retomada das Atividades Econômicas. Por fim, lançamos o Guia Informativo Acembra Sincep | Lei Geral de Proteção de Dados, dadas as crescentes demandas por informações adicionais relativas à implantação das novas regulamentações.

Materiais de orientação no contexto da pandemia

Com o objetivo de criar um canal de comunicação mais direto e efetivo com os clientes do setor funeral, preparamos uma série de materiais informativos de apoio aos nossos associados logo que a pandemia foi decretada. Além de detalhar os novos procedimentos do setor, preparamos um guia ilustrado sobre como prevenir a propagação da COVID-19 e uma coletânea de medidas para otimizar a produtividade em tempos de home office.

Campanhas 100% online para as datas mais importantes do ano

Dia das Mães, Dia dos Pais, Finados. No ano em que as homenagens foram silenciosas e recatadas, nossas campanhas procuraram confortar os familiares e amigos que perderam pessoas queridas com ações especiais que pudessem ser conduzidas com a segurança do distanciamento social. Cada data ganhou um hotsite próprio detalhando o passo a passo da proposta, com todas as peças disponíveis para download imediato e possibilidade de personalização com o logo de cada empreendimento.

Monitoramento da pandemia do coronavírus

Logo depois da declaração oficial da pandemia, a Acembra e o Sincep implantaram mecanismos próprios para acompanhar a evolução do cenário no país e os seus impactos no setor funeral. Além de reunir as estatísticas de cada região diariamente, através do Boletim Diário COVID-19, enviado sistematicamente a todos os nossos associados, conduzimos uma radiografia da realidade enfrentada pelos nossos associados através da Pesquisa Panorama do Setor Funeral. Inicialmente semanal e posteriormente quinzenal, ela foi feita entre os meses de Abril e Agosto, gerando 12 relatórios baseados em respostas voluntárias de empresários do setor.

Novas campanhas temáticas mensais

Com o objetivo de lançar o holofote a temas fundamentais para o setor e trazer a discussão para a mesa no dia a dia, em Julho demos início às nossas campanhas mensais especiais, com divulgação de peças em todos os nossos canais de comunicação (email, newsletter, grupos de Whatsapp e redes sociais). Logo na estreia, o tema escolhido foi “Heróis Funerários”, uma parceria desenvolvida com a ALPAR frente à necessidade de valorização dos profissionais do setor funeral. Desde então, já falamos sobre o luto, sobre campanhas preventivas de suicídio e câncer de mama e muito mais! Estas campanhas contam com o apoio de um seleto número de associados – a eles, o nosso muito obrigado!

Participação em eventos nacionais e internacionais

Um dos maiores impactos da pandemia foi a eliminação de todos os eventos presenciais do setor do calendário, ao longo do ano. Foi com muito pesar que tivemos que cancelar o nosso Fórum, previsto para o mês de Junho, em São Paulo, e também o nosso Encontro Internacional na Disney, que aconteceria no início setembro. Mas o mercado soube se reinventar e respondeu com inovação. Enquanto aguardamos as edições presenciais programadas para o futuro, participamos de importantes encontros brasileiros e internacionais que reuniram alguns dos principais executivos do setor e provocaram boas conversas. Para citar apenas alguns: seminário “Reflexiones de la Industria de Cementerios y Funerarias Post Pandemia”, organizado pela ALPAR; Feira Funerária, onde tivemos um stand virtual e um talk com a nossa presidente Gisela Adissi; e Festival Infinito, o maior evento da América Latina sobre viver e morrer, que teve mais de 3 mil inscrições e 10 horas de conversas, onde Gisela dividiu um painel sobre inovações na experiência da morte com Tom Almeida e o expert americano Michael Hebb. 

Fonte de importantes matérias na imprensa!

Fomos bastante procurados pela imprensa e demos importantes entrevistas para reportagens nos principais portais, jornais e revistas do país, inclusive com a oportunidade de reforçar o olhar humanizado sobre as ações do nosso setor.

Designação de sócios beneméritos

A aquisição da sede própria do Sincep em São Paulo, anos atrás, foi possível graças à aquisição de cotas pelos nossos associados. Recentemente, cinco deles doaram a sua participação ao sindicato em um ato nobre de apoio à entidade! Em contrapartida, receberam o um troféu de reconhecimento; o status de associado benemérito reconhecido e formalizado em estatuto; e a presença no quadro especial instalado na sede do Sincep. O nosso eterno agradecimento ao Memorial Parque das Cerejeiras, de São Paulo, SP; ao Cemitério Parque das Flores e Memorial Parque de Maceió – Grupo Parque, de Maceió, AL; ao Cemitério Campo da Paz, de Campos dos Goytacazes, RJ; e ao Cemitério Parque da Saudade, de Fortaleza, CE.

 

Auditoria interna e superação de metas

2020 também foi um ano de olhar para dentro. Aproveitamos para instaurar uma auditoria interna e realizar um mapeamento de processos. Abrimos todas as gavetas e revisamos os documentos, regularizamos as pendências e deixamos a casa mais organizada do que nunca. Lamentamos a saída de pessoas queridas da equipe, mas recebemos outras igualmente queridas de braços abertos. Com soluções inovadoras, revertemos todas as previsões negativas para o ano e estamos fechando com um caixa positivo muito acima das expectativas! Sem redução de despesas, sem cortes, sem medidas drásticas. Com adaptação e criatividade.