Finalmente o setor funeral terá dados e estatísticas oficiais! Em uma iniciativa inédita no Brasil, a ACEMBRA e o SINCEP dão a largada a um projeto ambicioso que tem como objetivo fazer o mapeamento completo do setor de cemitérios e crematórios de humanos e pets do país. A pesquisa, desenvolvida em parceria com a consultoria Zurik Advisors, começa na segunda-feira, dia 21 de Junho. Conheça os detalhes da pesquisa:

 

Como será feito o levantamento?

A pesquisa, desenvolvida e conduzida pela Zurik Advisors, será baseada numa metodologia primária e secundária de busca de dados. A busca primária será baseada em 2 fases:

Fase 1: envio de questionário aos associados e visitas a centros de referência

Fase 2: entrevistas com associados para qualificação dos dados

Já a secundária será norteada pela compilação de dados disponíveis sobre o setor e seus negócios adjacentes baseados em cadastros nacionais. Serão também mapeadas fontes de informação que tenham como referência dados demográficos, econômicos e sociais.

 

Como isto funciona, na prática, para os associados?

Num primeiro momento, todos os empreendimentos receberão um link digital de acesso ao questionário da pesquisa, no dia 21 de Junho, segunda-feira. O prazo para respondê-la é de duas semanas, ou seja, até o dia 5 de Julho. No mês de Julho, caso seja necessário, a equipe ACEMBRA SINCEP poderá entrar em contato para tirar dúvidas pontuais.

 

Como os empreendimentos devem se preparar?

Primeiramente, participando. É importante ressaltar que a participação de todos é fundamental para o sucesso da pesquisa, pois é através do fornecimento de dados que conseguiremos um retrato real do cenário nacional. Recomendamos que cada empreendimento destaque uma pessoa da alta gestão para se dedicar às respostas – alguém que tenha acesso a informações financeiras e visão de processos da cadeia, com facilidade de circulação e levantamento de dados das diferentes áreas do negócio. Lembramos que todas as respostas serão tratadas de forma confidencial e servirão apenas para o delineamento do mercado. As abordagens são sempre por escalões de valores.

 

Que tipos de dados serão levantados?

Será feito, pela primeira vez no país, um mapeamento geral do setor, com dados como quantidade de empreendimentos, tipos de serviços oferecidos, estatísticas de tipos de procedimentos, faturamento etc, além de cruzamentos de dados com outros levantamentos oficiais. 

 

Quais são os benefícios da pesquisa?

De imediato, entendimento da indústria e sua dinâmica; delineamento de receitas do setor e suas tendências; e análises de oportunidades de negócio. Acreditamos que o momento não poderia ser mais oportuno para finalmente termos dados e informações sistematizados: ao mesmo tempo em que o mundo acende novos holofotes em direção ao segmento, com mudanças de paradigmas e um reconhecimento jamais visto, identificamos uma ebulição de movimentações e oportunidades de negócios! Além disso, como agradecimento à participação, oferecemos um curso do LAB à escolha!

 

Quem vai conduzir a pesquisa?

Toda a metodologia e o know-how são da consultoria Zurik Advisors, que vai conduzir todo o processo. Mas a ACEMBRA e o SINCEP vão intermediar todas as etapas, fazendo a ponte entre a empresa e os associados.

 

E se houver dúvidas durante o processo?

Haverá um plantão da equipe ACEMBRA SINCEP dedicada a este tema, com contatos exclusivos para isso. Ela poderá ser acionada através do email qualidade@sincep.com.br e do telefone / whatsapp (11) 95779-1213.

 

Quando a pesquisa será concluída?

O prazo final é o mês de dezembro deste ano. 

 

Todos os participantes terão acesso aos dados?

Todos os associados receberão um relatório padrão com os resultados da pesquisa. Os associados que participarem terão acesso ao relatório completo.