Desde o início da pandemia, em março de 2020, a ACEMBRA e o SINCEP promoveram uma série de ações especiais com o objetivo de apoiar e estar cada vez mais perto dos nossos associados. Entre as medidas adotadas, começamos por citar o reforço nos nossos canais digitais e a criação de um novo site de notícias com uma plataforma para reunir, em um só lugar, todos os documentos oficiais do setor. Também oferecemos sistematicamente apoio jurídico, enviamos ofícios para prefeituras e reivindicamos a vacinação prioritária aos profissionais do setor – a maior conquista dos últimos tempos.
Entre a documentação especial desenvolvida pelas entidades, merece destaque o protocolo de orientações às práticas ao setor, bem como de orientações à retomada das atividades econômicas na medida em que a situação foi evoluindo. Para as comunicações do dia a dia, desenvolvemos materiais de grande utilidade para a informação de funcionários e clientes sobre normas de conduta. Nos momentos mais críticos, lançamos uma pesquisa semanal de acompanhamento da situação nos nossos empreendimentos associados e divulgamos boletins diários sobre as estatísticas da pandemia. Os cursos e campanhas presenciais foram imediatamente transferidos para plataformas digitais e tiveram o conteúdo adaptado ao contexto da pandemia.
Nos orgulhamos também de, neste difícil período para todos, termos reunido conquistas que melhoraram o serviço prestado pelo setor às famílias enlutadas. Foi o caso da dispensa de assinatura de dois médicos para a realização de cremações, a operação de funcionamento dos crematórios aptos a funcionar, mas que aguardavam apenas a formalização da licença, e a possibilidade de operações ininterruptas e sem limite diários para realização das cremações e sepultamentos. Por fim, ocorreu a quebra de monopólios, com a interrupção provisória das restrições locais à atuação do setor privado nos serviços funerários.