O mandato de 2018 a 2021 foi pautado do começo ao fim por três pilares que foram a sua marca registrada: sensibilidade, inovação e entrega, princípios considerados essenciais por esta gestão para a atuação no setor funerário, especialmente nos tempos em que vivemos. A ACEMBRA e o SINCEP encerram o período com um quadro formado por 149 associados de todas as regiões do país.
Baseado no princípio da transparência com os associados, foi realizada uma auditoria interna no período. Todas as atas foram revisadas e arquivadas, e os termos de encerramento do mandato foram concluídos. Houve também a regularização dos dirigentes em todos os níveis (municipais, estaduais e federais), além da regularização tributária da ACEMBRA.
A auditoria ainda motivou a definição de novos processos de vendas e atendimento, além da implementação de um sistema integrado de gestão empresarial e uma nova modelagem de relatório de resultados.
Um ponto importante a ser destacado foi a retomada do relacionamento com a Federação do Comércio (Fecomércio), que possibilitou a alavancar a receita de contribuição e regularizar as contas das entidades. Atualmente, todo o trabalho da equipe é baseado nas diretrizes da federação.
O estatuto também passou por modernizações e flexibilizações que melhoraram o trabalho com os associados. Passaram a ser utilizadas tecnologias para reuniões virtuais, aprovações e pagamentos por meios eletrônicos e digitais e mudanças para montagem das chapas para a nova eleição. A Fecomércio considera hoje o estatuto do Sincep um dos mais modernos e completos do mercado.
O atual mandato termina com a comemoração dos resultados financeiros alavancados nos últimos quatro anos: além da queda de 68% na inadimplência e da redução de 9.9% nas despesas operacionais, foi verificado um aumento de 171% no valor da margem de contribuição. Em relação ao capital de giro, o resultado também é bastante significativo, com um aumento de 179%.
Outra iniciativa de destaque neste período foi a doação de cotas da compra da sede voluntariamente por associados, que se tornaram sócios beneméritos. A doação total foi de 78 mil reais em 2020, com redução de 49% em relação ao saldo inicial em 2017. O nosso muito obrigado, mais uma vez, ao Parque Memorial das Cerejeiras, Grupo Parque das Flores, Parque da Saudade Cemitério e Crematório, Memorial Parque Maceió e Cemitério Campo da Paz.
Por fim, o mandato foi encerrado com a entrega de uma sede completamente reformada, tornando o ambiente mais moderno e agradável. O projeto foi uma doação da competentíssima, sensível e parceira arquiteta Crisa Santos.