O SINCEP criou, no fim de junho, uma comitiva para fazer visitas a parlamentares em Brasília para defender os interesses de nossos associados. O presidente Cláudio Bentes foi quem liderou a comitiva, que ainda teve a presença do vice-presidente do SINCEP para a Região Sul, Wilton Araújo, e do presidente do Sindicato das Funerárias do Rio Grande do Sul, Valdir Machado. “Foi uma visita histórica. Foi a primeira do sindicato e da associação, visando uma participação política”, diz Wilton Araújo.
Este é o resultado do esforço do comitê político da ACEMBRA e do SINCEP, que tem trabalhado para que as entidades estejam mais próximas das pessoas que tomam decisões políticas e que criam legislações que impactam o nosso setor. A visita aos parlamentares é apenas uma parte dessa iniciativa: também, neste mês, participamos do Sicomércio 2023, evento organizado pela Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo e pela FECOMERCIO. Nossa presença foi importante para fortalecer o relacionamento com essas entidades.
Em Brasília, a comitiva visitou mais de 35 deputados, bem como alguns senadores. Um dos assuntos foi a criação da Frente Parlamentar de Apoio e Acolhimento às Famílias Enlutadas, para representar o setor no Congresso Nacional. “É um passo importante porque com o contato permanente com os deputados, com informações do setor, podemos propor projetos de leis e normatizar a nível federal as questões do setor funerário no Brasil”. É preciso o apoio de 198 deputados para que a frente seja criada.
Outro tema das visitas foi a reforma tributária, que prevê a majoração da tributação das empresas optantes pelo lucro real ou presumido. O pedido é que o setor funerário seja enquadrado nos mesmos critérios dos setores de educação e saúde, que terão tributação reduzida. O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), o relator da reforma tributária na Câmara dos Deputados, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), foram alguns dos parlamentares encontrados. Para dar prosseguimento ao trabalho político do sindicato, a comitiva prevê, em agosto, fazer visitas aos membros do Senado.