No dia 20 de Setembro, mais de 30 países de todos os continentes se juntaram para celebrar a vida através do evento Mundo Unido Pela Vida, uma iniciativa da ALPAR. Este ano, a ideia foi homenagear os profissionais do setor funeral e também as vítimas da pandemia, que não tiveram direito aos rituais de despedida que mereciam. As ações protagonizadas por nossos associados foram emocionantes.
A ARTE COMO CAMINHO
O Grupo Cortel escolheu deixar um belo legado em suas unidades do Rio de Janeiro e de Porto Alegre. Na capital fluminense, o Cemitério da Penitência recebeu o Memorial In-Finito, um lindo projeto assinado pela arquiteta Crisa Santos de formas fluidas que representam uma metáfora à eternidade e está preparado para receber o nome de até 4 mil vítimas (vídeo acima). No Sul do País, o Cemitério São José e Crematório Metropolitano ganhou uma intervenção cheia de vida e cor: o Muro Memorial, de autoria do artista Kelvin Koubik (foto no alto, de autoria de Tiago Pereira Fotografia), inspirado em algumas vítimas e suas histórias de vida. As ações fizeram parte do Forever Virtual, evento que incluiu celebrações virtuais e apresentações musicais transmitidas pelo canal do Youtube do grupo.
IMERSÃO CULTURAL
O Cemitério e Crematório Morada da Paz, marca do Grupo Vila com unidades no Rio Grande do Norte, em Pernambuco e na Paraíba, preencheu o dia com uma programação online completa que começou às 9h da manhã e só terminou ao fim do dia. Teve aula de ioga, roda de conversa com psicólogas especializadas no luto e uma bonita live musical com a cantora Lene Macedo (foto acima).
TOQUE HI-TECH
O Grupo Primaveras, de Guarulhos, aproveitou a data para lançar o Memorial Primaveras em homenagem às vítimas da COVID-19. O monumento (foto acima), todo integrado à natureza (uma simbologia ao ciclo da vida), é composto por um painel ilustrado com QR Codes que contam histórias sensíveis em um totem interativo.
TRADIÇÃO É TRADIÇÃO
O Memorial da Vida Cemitério e Crematório, de São Jose dos Pinhais, no Paraná, é a prova de que o clássico tem sempre o seu lugar. As homenagens começaram com um minuto de silêncio dos funcionários, seguindo de uma salva de palmas e da distribuição de rosas vermelhas pelas sepulturas das vítimas de COVID-19 (foto acima).