Direito, gestão, tecnologia da informação, marketing, vendas… Nunca foi tão grande a oferta de cursos online gratuitos – e nem tão qualificada. Desde o anúncio da pandemia do coronavírus que provoca a COVID-19, decretada pela Organização Mundial da Saúde no dia 11 de Março, instituições renomadas do mundo todo começaram a liberar conteúdos anteriormente pagos para serem consumidos sem qualquer custo. Esta é a nossa seleção de algumas das melhores alternativas:

Casa do Saber
On Demand

Durante 30 dias, desde o dia 18/03, é possível ter acesso a mais de 120 cursos durante 30 dias, das mais diversas áreas. Há módulos de literatura, filosofia, religião, artes, relações internacionais…

UDEMY

A plataforma de cursos online liberou diferentes módulos de tecnologia da informação e programação.

Fundação Getúlio
Vargas – FGV

A Fundação Getúlio Vargas disponibilizou mais de 50 cursos nas áreas de gestão empresarial e de pessoas, finanças, economia, marketing, vendas… O melhor: é possível obter certificados de conclusão.

SENAI

Blockchain, logística, tecnologia da informação, finanças pessoais… O Serviço Nacional da Indústria tem cursos disponíveis em diferentes áreas, também com direito a diploma de conclusão.

Para quem fala inglês fluentemente as plataformas de algumas das mais renomadas universidades americanas são uma ótima fonte de formação contínua. Apenas em Harvard são mais de 100 cursos disponíveis online, em áreas tão distintas quanto arte e design ou ciências da computação.