Em meados de janeiro, o SINCEP elaborou um ofício com o objetivo de pleitear, junto às secretarias de saúde estaduais, a vacinação prioritária para os trabalhadores do setor funeral que atuam na linha de frente, apoiando-se na Lei 14.023, de 08 de Julho de 2020, que prevê que são profissões consideradas essenciais ao controle de doenças.
A iniciativa, apoiada pela Fecomercio e protocolada no Ministério da Saúde de todos os estados, contou com a adesão imediata de dez entidades espalhadas pelo país: Sindicato dos Proprietários de Cemitérios e Crematórios Particulares do Estado do Rio de Janeiro (Sincerj); Sindicato dos Cemitérios e Crematórios do Estado do Paraná (Sincepar); Sindicato dos Estabelecimentos Funerários do Estado do Rio de Janeiro (Seferj); Sindicato das Empresas Funerárias e Congêneres do Estado de Minas Gerais (Sindinef); Sindicato das Empresas Funerárias do Estado do Ceará (Sefec); Sindicato das Empresas Funerárias do Estado da Bahia (Sindef); Sindicato das Empresas Funerárias do Estado do Amazonas (Sefeam); Sindicato das Empresas do Segmento Funerário no Estado de Mato Grosso do Sul (Sindef – MS); e Sindicato e Associação das Empresas de Planos de Assistência Funeral do Paraná (Selp e Asppaf).
Desde então, foram inúmeras as conquistas em território nacional. Fomos oficialmente notificados de empreitadas de sucesso em praticamente todos os estados – do Rio Grande do Sul à Bahia, de Mato Grosso do Sul a Minas Gerais. Para acesso ao ofício a ser apresentado por cada empreendimento e mais informações, entre em contato com a nossa equipe!