Estamos contando os dias para a nossa viagem rumo ao México, destino do Intercâmbio 2023. Nesta semana, os participantes receberam um kit especial com itens que são a cara do México, como tequila, copo de shot e tag de mala e outros mimos, já para entrarem no clima da viagem.

O destino neste ano é a cidade de Morelia, capital do estado de Michoacán, no centro oeste do país. A jornada será de quatro dias, entre 1º a 4 de novembro, em plena celebração do Día de Los Muertos. Trata-se de uma experiência única, reconhecida pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade, onde os falecidos são homenageados com altares, flores, oferendas, velas, música e comida tradicional, um ritual que privilegia a memória sobre o esquecimento. 

A programação do Intercâmbio inclui a participação na “Noite dos Mortos” em Pátzcuaro, visita aos altares e tapetes para o Dia dos Mortos no Centro Histórico de Morelia, participação na cerimônia do Dia do Profissional Funerário e na conferência “Origem da tradição mexicana. Além disso, o grupo realizará visitas técnicas e momentos de integração cultural com coquetéis, almoços e jantares típicos. Tudo será coroado com estadia em hotéis tradicionais e de alto padrão. 

Falta pouco para viver os dias mágicos e de muito conhecimento no México. A edição do intercâmbio deste ano conta com parceria da Associação Latino-americana de Cemitérios e Funerárias (Alpar).