O psicólogo americano Alan Wolfelt, um dos maiores especialistas em luto do mundo, divide com os associados Acembra Sincep um de seus últimos texto, escrito especialmente para o setor funerário:

“Reconhecendo a Realidade Atual – Implicações para as Famílias”

Ao considerar como abordar o planejamento do funeral durante esta pandemia global, não se esqueça:

1

Qualquer coisa que atrase um funeral atrasa o processo natural de luto e cura.

2

Você não pode dar um “pause” na tristeza. As pessoas continuarão a sentir sua dor, mas terão menos opções para expressá-la e receber apoio.

Para muitas pessoas, pode ser desorientador se separar do corpo de um ente querido que morreu. Naturalmente, nos beneficiamos de passar tempo com o corpo e ter a chance de prestar homenagens no caminho do adeus. A necessidade forçada de separar entes queridos e amigos um dos outros na hora da morte torna muito mais difícil para as pessoas experimentar o movimento que os funerais pretendem proporcionar – recordação, acolhimento, apoio e significado.

Como você sabe, funerais significativos são ‘ritos de iniciação’. Eles ajudam os sobreviventes a iniciar o processo de sair da lamentação íntima da perda para permitir que essa dor seja compartilhada. Quando as pessoas não podem participar da cerimônia, muitas vezes sentem como se seu luto estivesse ‘em espera’.

Vivemos em uma cultura que ritualiza pouco em torno da morte. Muitas pessoas, sem culpa alguma, nunca foram ensinadas por que os funerais são tão importantes. Portanto, algumas pessoas que sofrem uma morte em sua família neste momento consideram o coronavírus um bom motivo para seguir o caminho de menor resistência – uma disposição direta. Obviamente, isso torna seu papel em proporcionar a eles um funeral significativo ainda mais desafiador.

Implicações para você: ações em potencial que você pode executar:

– Em meio a esses desafios incríveis, mantenha a calma e garanta às famílias que você está lá para ajudá-las neste momento difícil. Se eles sentirem a sua ansiedade, terão um instinto de querer se distanciar de você e dos serviços que você pode oferecer.

– Este é o momento ideal para ensinar às famílias por que os funerais são tão importantes. Garanta a elas que, embora este seja um momento desafiador, você poderá ajudá-las a ter um serviço inicial (mesmo que com um número limitado de participantes que possam comparecer).

– Ajude-os a entender que um funeral os ajudará a reconhecer o significado da morte e a se lembrar da vida.

– Gentilmente, ajude-os a perceber que não fazer nada pode impactar o acesso ao apoio necessário de familiares e amigos.

– Não hesite em desafiar as projeções feitas pelo enlutado … ‘Nesta situação, simplesmente não faremos nada’. Entre no seu papel de guardião da importância de funerais significativos.

– Se você tiver a capacidade técnica, ofereça para transmitir o serviço online. Caso contrário (ou além disso), ofereça-se para registrar o serviço para permitir que pessoas que não podem participar tenham a oportunidade ou vejam mais tarde.

– Este é um momento único. Pode ser sensato considerar oferecer à família a oportunidade de posteriormente prestar um serviço adicional quando as restrições atuais acabarem. Ao fazer isso, garanto que eles serão eternamente gratos. Isso significa mais trabalho para você e sua equipe? Sim, mas também ajudará a garantir seu futuro e o futuro dos serviços funerários.

– Incentive as famílias a perceberem que, apesar dos desafios atuais com o vírus que provoca a COVID-19, elas precisam e merecem apoio nesse momento. Incentive-as a conversar com outras pessoas afetadas pela morte de seus entes queridos por telefone ou por mensagem de texto. Ajude-as a saber como acessar e usar aplicativos do Facetime ou do tipo Skype para que elas possam ver expressões faciais e ganhar proximidade física de alguma forma. Convide-as a pensar em escrever cartas, compartilhar memórias, expressar sentimentos e oferecer condolências umas às outras.

– Se a família realizou um serviço pequeno e privado (e acha que isso é tudo o que eles querem fazer em relação à cerimônia), ainda a incentive a planejar uma reunião (principalmente com aqueles que não puderam comparecer) assim que as restrições cessarem. Ajude-a a entender que esta reunião adicional é uma excelente maneira de honrar a vida de seu ente querido e ativar suas redes de apoio a longo prazo.

– Aqueles que não podem comparecer ao funeral podem ser incentivados a ainda realizar uma pequena cerimônia em seu próprio local de residência. Algo tão simples como acender uma vela e compartilhar algumas lembranças os ajudará a começar a permitir que sua dor seja expressada.

– Lembre-se que agora você é a chave! Você e sua equipe estão em posição de ajudar as famílias a realizar pelo menos alguma forma de cerimônia, apesar dos desafios atuais provocados pelo vírus. Através da educação e trabalhando a calma no meio desta tempestade, você pode ajudar – e ajudará – as famílias a tomar decisões que são boas para elas. Espero que minhas reflexões tenham sido úteis para você.”