Embarcamos para o México para viver de perto a cultura do Día de Los Muertos, um dos feriados mais importantes do país. O grupo se envolveu com programações diárias como a Noite dos Mortos em Pátzcuaro, visita aos altares e tapetes no Centro Histórico de Morelia, cerimônias e conferências e, claro, experiências gastronômicas memoráveis!

Estes são alguns registros de toda a experiência vivida pelos nossos associados que embarcaram conosco nesta imersão cultural de 4 dias no México! 

Claudio Bentes, presidente ACEMBRA SINCEP

“Estamos aqui com um grupo de 31 associados do SINCEP visitando Morelia e seus arredores e este encontro está fantástico! Visitamos três cemitérios, residências de moradores locais e é realmente uma cultura muito diferente da nossa. Eles fazem festa a noite toda, com muita vela, flor e banda. Uma experiência fantástica! Teremos este encontro novamente daqui a 2 anos e eu recomendo a quem puder vir, que venha, porque vale a pena!”

Elias Flores Junior

“Finados, no nosso caso, tem muito a ver com a ausência que a gente sente, e prestamos homenagens às pessoas que temos saudades de diferentes formas. É um dia muito bacana e ao longo dos últimos anos a gente vem tentando dar um novo sentido para o dia – e eu acho que a gente tem conseguido. Mas aqui no México essa comemoração do Día de los Muertos é diferente, sabe? É uma comemoração, uma festa, as pessoas se vestem, fazem os altares, prestam homenagens. E, pelo menos do que eu vi nos cemitérios que a gente visitou, não vi pessoas com tristeza, vi pessoas com respeito, com lembrança, com alegria… Um momento feliz das pessoas estarem aguardando a presença do seu ente querido ali junto. Famílias inteiras, realmente muito impressionante e viver isso junto ao grupo é muito importante. Muito bacana, uma experiência de vida realmente. É difícil de relatar isso para alguém, é difícil contar a experiência ou dizer como é que foi. Realmente só vivendo para entender bem, mas eu estou achando muito legal e estou ansioso para saber mais.” 

Rolandinho Nogueira

“Está sendo uma experiência incrível participar desse momento muito especial com o grupo do SINCEP e do ACEMBRA, juntamente com a equipe da ALPAR. É um momento de trocas com pessoas do segmento e também de reflexões sobre uma questão muito importante que é poder vivenciar uma nova cultura. Não somente entender como é que funciona, mas o poder vivenciar, sentir de fato o quanto é diferente a cultura Mexicana, uma cultura que no meu pensamento é linda, onde de fato eles conseguem valorizar muito as pessoas, não só durante a vida, mas também após a sua morte. Nós tivemos oportunidades de ver gerações sentadas ali em volta dos túmulos e conversar com os familiares, que relataram a importância desse momento para eles. Só tenho a agradecer por esse momento muito especial que nos foi proporcionado. É uma experiência incrível, valeu muito a pena e vamos sair daqui com um alto nível de conhecimento que automaticamente poderemos implantar nos nossos empreendimentos.”

Andrei Matzembacher, vice presidente ACEMBRA SINCEP

“A experiência aqui em Morelia no Día de Los Muertos tem sido fantástica. Muito bacana, muito diferente a experiência de visitar o cemitério. Eles ornamentam os lotes e os túmulos de uma forma bem bonita, bem colorida. E é legal que as famílias dos falecidos contratam bandas com trombone, violoncelo e tudo mais para fazer homenagem aos mortos. Eles levam quase uma barraca, igual a gente faz praia no Brasil, e ficam sentados conversando a noite inteira. É muito interessante isso. É claro que tem um lado turístico, o cemitério é muito turístico e vem gente do mundo inteiro, mas tem realmente a população local, que senta nas barracas e fica em família, é como se fosse uma festa, uma reunião familiar em que eles comemoram a vida e não a morte, estão juntos com o falecido homenageando e fazendo ornamentações. Outra coisa que me chamou muita atenção foi a quantidade de velas no cemitério. Em todo lote, toda tumba, toda sepultura, eles colocam muitas velas, então o cemitério fica muito iluminado à noite. Então você vê a paisagem de velas com flores locais por todos os cantos e fica realmente muito bonito. Visitamos cemitérios mais tradicionais e é bem interessante a experiência, vale muito a pena! Então para quem tiver oportunidade de participar, recomendo muito. Não só para quem é do setor, mas mesmo alguém de fora, porque é um turismo cultural.”